A arte de contar histórias na educação infantil
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: uma reflexão sobre a experiência com crianças na faixa etária de 4 a 5 anos
por
Cíntia Costa Barreto
Junho
2003
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: uma reflexão sobre a experiência com crianças na faixa etária de 4 a 5 anos por Cíntia Costa Barreto
Monografia apresentada à
Faculdade de Educação da
Universidade do Estado do
Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção da graduação em licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em magistério da Educação Infantil.
Orientadora: Maria da Glória Schaper dos Santos
Examinador: Henriette Cruz dos Santos
Junho
2003
Dedico este trabalho à minha mãe,
Leila Costa Barreto, pessoa que nunca deixou de estimular os meus sonhos, e ao meu pai, Orlando Pinto Barreto, que tudo fez para me proporcionar a alegria de me formar, mas que neste momento, infelizmente, já não pode estar conosco para compartilhar tão grande alegria.
É a vocês, Leila e Orlando, que devo tudo o que tenho e que posso fazer agora. Sem o apoio, a dedicação e o incentivo que sempre recebi de vocês, jamais estaria aonde estou, e muito menos poderia pretender tudo o que vou realizar.
Deus os abençoe!
Cíntia Costa Barreto
RESUMO
Este estudo teve como objetivo refletir sobre o lugar que as histórias ocupam na educação de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos.
Dividimos este trabalho em três partes:
Capítulo I – A arte de contar histórias, havendo uma subdivisão que enfoca o lugar que as histórias ocupam na escola.
Capítulo II – A história infantil contextualizada na educação escolar das crianças de 4 a 5 anos. Capítulo III – Dois relatos de experiências serão apresentados: o de uma professora da rede pública municipal do Rio de Janeiro e o relato da autora, com suas experiências pessoais e profissionais. Para elaboração de tais capítulos, foram utilizadas obras