A arte de compreender a si mesmo
A ARTE DE COMPREENDER-SE A SI MESMO, de Cecil Osborne
Paulo Sá Mendes Neto1
Este pequeno livro, junto a outros textos, faz parte de uma série de livros conhecidos como a “A arte de...”. A arte de compreender-se a si mesmo escrito por Cecil Osborne, apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1967, aborda temas muitos atuais que afligem milhares de pessoas mesmo diante da oferta de tanta tecnologia e modernidade.
A obra de Cecil Osborne tem como objetivo descrever, através de várias experiências relatadas, os principais problemas que o ser humano enfrenta no nível psicológico e espiritual e revela como o amor de Deus atua de forma dinâmica para a restauração tanto de males físicos como na reintegração da personalidade.
O autor inicia seu livro de forma direta abordando um tema muito atual que é a solidão.
Não no sentido de estar desacompanhado, mas no sentido de falta de inter-relação que na maioria das vezes é causada pela barreira do medo e do sentimento de rejeição. As pessoas têm medo de se expor, de falar de si mesmo, de ficarem frente a frente com suas dificuldades. Por isso muitas pessoas se refugiam numa redoma, com uma falsa sensação de estarem protegidos, no entanto, estão apenas se privando de crescer.
No capítulo que o autor fala sobre a ansiedade ele revela o grande esforço que é feito pelo homem (mulher) para evitá-lo e cita algumas experiências vividas por pessoas que tentam evitar esse grande mal. Um, que evitava o contato pessoal, ambientes sociais, causado pela insegurança e o sentimento de inferioridade. Outra, que pelos sentimentos de auto-rejeição e de culpa causado por suas emoções confusas de amor e de ódio, manifestava em seu corpo uma série de enfermidades que eram resultados da hostilidade reprimida que gerava uma ansiedade insuportável. Comumente encontramos pessoas adoecidas porque em vez de colocar para fora suas emoções esmagadoras, somatizam em seus corpos, tornando-os doentes. É comum
encontrar