A arte da palavra - cap.1
(Resumo)
No primeiro capitulo do livro A arte da palavra escrito por Gabriel Perissé , o autor faz ênfase no o cuidado e relevâncias necessárias em que cada escritor deve ter naquilo que escreve ,um comprometimento de se poder entender o que está sendo escrito e pensar qual será o meu público – leitor .
É importante compreender qual conteúdo deve ser passado tanto na forma da construção literária no qual deve haver um conquistar o escritor e o leitor, não podendo entender como uma forma de ‘’bajulação’ ’mas promover um envolvimento entre a leitura, na verdade o leitor espera algo que ele sinta a vontade de ler, que o estimule a emoções e reflexões que motive a ler e reler o texto, onde é implantado algo que o cative e que ele se identifique naquilo que lê. É então um envolvimento entre escritor e leitor.
Cada obra literária identifica qual é o meu leitor, é uma capacidade de imaginar como leitor e em cada final de leitura deve existir conclusões relacionadas ao texto em que o leitor se sinta diferente: com um pensamento reflexivo ao qual o escritor se propôs a realizar.
Perissé enfoca também que cada escritor deve ter em si uma bagagem literária, para que se possa escrever é necessário adquirir conteúdo, é tornar – se interessante e antes de qualquer coisa ser um leitor de sua própria obra, fazendo com que ‘’eu’’ como escritor me identifique naquilo que eu escrevo, e como consequência gerar novos leitores que também não só de sintam caracterizados nas obras, mas que o leve a ampliar seu aprendizado e quebrando barreiras em seu nível intelectual. Gabriel conta um pouco de autores que o inspiraram a aumentar seus conhecimentos autores como: Fernando Pessoa, Kafka, Raquel de Queiroz, Chesterton e Otavio Paz.
Logo em seguida o autor mostra que a maioria dos escritores existentes quer ver resultados, querem conquistar leitores assíduos de suas obras, ele quer ser lembrado, as características para que isso aconteça é que o escritor deve