A arte da guerra
A arte da Guerra de Sun Tzu foi escrita há aproximadamente 2.400 anos, onde o seu principal fundamento é tentar vencer o inimigo pela sabedoria, não somente pela força. Embora seja uma obra sobre questões militares engloba outros assuntos como política, economia, diplomacia, geografia e astronomia talvez sejam esses os motivos para o livro ter permanecido ao longo de tantos anos.
O livro A arte da guerra descrito em poucas palavras significa conhecer a si mesmo, conhecer o seu inimigo ter os seus comandados sob disciplina total e saber todas as informações tática necessárias para vencer a batalha, e as peças importantes neste caminho são os espiões, pois eles revelaram as posições tanto dos inimigos quanto dos seus próprios comandados se estão em posição de disciplina total. Esta obra traz varias táticas e conquistas escrito por um grande militar chamado Suz Tzu. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor Demonstra a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.
Sun Tsu inicia sua obra falando sobre estimativas, onde cita que a guerra é um assunto de suma importância para o reino; é uma questão de vida ou morte, por isso deve ser cuidadosamente estudado. Desse modo, ele apresenta cinco fatores fundamentais para assegurar o melhor resultado em uma guerra: a política, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Aqueles que exercem o domínio sobre esses cinco fatores, saem vencedores; já os que negligenciam são derrotados.
Ainda são citados mais sete elementos que possibilitam a previsão do lado vitorioso e o derrotado, tais são: 1. Qual dos governantes é mais sábio e mais apto? 2. Qual dos comandantes é mais talentoso? 3. Qual dos dois exércitos tem a seu favor o terreno e a natureza? 4. Em qual do exércitos as regulamentações e instruções são seguidas de modo mais disciplinado? 5. Qual dos exércitos é mais forte? 6. Qual dos exércitos possui oficiais e soldados