A arte da guerra
As mudanças tecnológicas e as novas técnicas de gestão dos negócios têm causado varias alterações nos métodos e processos de produção. Para acompanhar estas mudanças, é necessário proporcionar aos funcionários/colaboradores, condições adequadas para que estes possam exercer suas tarefas e atividades com conforto e segurança. Desta forma, é necessário adequar o posto de trabalho, as condições de trabalho organizar o sistema de produção com conceitos ergonômicos.
2- Benefícios da Ergonomia
Qualquer que seja a abrangência e enfoque do projeto ergonômico na empresa, este deve seguir os seguintes objetivos:
Adequação ergonômica dos postos de trabalho e dos processos de produção aos limites e capacidades dos trabalhadores (física psicológica e cognitiva);
Aperfeiçoar as condições de trabalho como um todo para conquistar eficácia, eficiência, produtividade e qualidade;
Proporcionar clima propicia para desenvolvimento da criatividade e da participatividade dos funcionários;
Possibilitar a redução do erro humano e agir preventivamente em relação a acidentes e doenças ocupacionais;
Proporcionar conforto ambiental em relação ao ruído, iluminação, temperatura, umidade relativa do ar;
Proporcionar condições de segurança e conforto nas operações para realizar as tarefas com qualidade de vida, bem-estar e satisfação no trabalho.
3- Analise Ergonômica
Tendo como premissa que a conquista da qualidade dos produtos e serviços com aumento de produtividade só é possível com qualidade de vida no trabalho, as exigências ergonômicas não são mais apenas uma necessidade de conforto e segurança e de prevenção de doenças ocupacionais, e sim, uma estratégia competitiva para a empresa sobreviver no mercado globalizado.
Desse modo, nossa analise é voltada a verificar e corrigir falhas no processo de produção em uma empresa de embalagens, onde os operadores carregavam manualmente bobinas com massa de 50 kg sem nenhum auxilio de equipamentos. Logo foi possível