A ARTE DA GUERRA
1. RESENHA CRÍTICA
A resenha crítica, um tipo de texto conhecido também por crítica, tem uma estrutura relativamente livre. Apesar disso, ela deve conter alguns elementos essenciais, como a descrição e o resumo do objeto e sua avaliação crítica. Na descrição de um disco, por exemplo, deve haver informações como o nome do CD e do artista, a gravadora, o número de faixas, os músicos que participaram, o preço, a data de lançamento, etc. Na avaliação crítica devem ser ressaltados aspectos positivos e negativos, pontos altos, curiosidades, etc. relativos ao objeto.
A crítica é um gênero jornalístico/ acadêmico do tipo argumentativo, pois, ao mencionar os aspectos positivos e negativos do objeto cultural analisado, o autor precisa apresentar argumentos que fundamentem o seu ponto de vista.
Parte de uma resenha:
a) Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais da obra que irá ser resenhada;
b) Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
c) Descreva a estrutura: apresente a divisão em capítulos, em seções, o número de páginas do texto completo;
d) Descreva o conteúdo: utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
e) Analise de forma crítica: nesse momento, dê a sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. “Dê asas” ao seu senso crítico;
f) Recomende a obra: apresente sua opinião, quanto à utilidade da obra e para que tipo de público. Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na finalidade, na escolaridade, no público alvo; e
g) Identifique o autor: apresente o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Escreva brevemente sobre vida e sobre algumas obras do escritor ou pesquisador.
2. ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
Ao elaborar uma resenha, devem-se traçar alguns comentários