obama
Aviões de coalizão internacional lançam 50 ataques contra o EI na Síria
ESTADO ISLÂMICO
O que está por trás do grupo radical
conheça o estado islâmico as razões do conflito no iraque o que é um califado quem é o 'califa' do grupo a cronologia do conflito no iraque o que facilitou a ação o grupo a reação internacional
A operação é a primeira feita pelos EUA contra o Estado Islâmico na Síria, que enfrenta uma guerra civil há mais três anos. O grupo radical islâmico está lutando entre os combatentes de oposição ao regime do líder Bashar Al-Assad, e também se infiltrou no Iraque, se apropriando de territórios e matando quem não se converte ao islamismo nessas regiões. Em carta ao Congresso, Obama disse que não é possível saber a duração da ofensiva contra o EI na Síria e Iraque.
Aviões de guerra e mísseis de cruzeiro Tomahawk lançados de navios atingiram “combatentes, complexos de treinamento, quartéis-generais e instalações de comando e controle, instalações de armazenagem, um centro financeiro, caminhões de suprimento e veículos armados”, declarou o centro de comando americano.
O porta-voz do Pentágono, almirante John Kirby, declarou que "nossa indicação inicial é que estes ataques foram muito bem-sucedidos". E deu a entender que mais bombardeios na Síria estão por vir.
"Posso dizer que os ataques de ontem à noite foram apenas o início", disse Kirby.
Washington ainda afirmou que forças norte-americanas agindo sozinhas lançaram