A Arte da Guerra
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE IMPERATRIZ – CESI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO – II PERÍODO
FERNANDO MARINHO SOUSA
SUN TZU: A ARTE DA GUERRA (RESUMO)
Imperatriz
2013
Capítulo I
Sun tzu destaca a guerra como algo de vital importância par o Estado e também nos apresenta 5 pontos principais que deveriam ser levados em muita consideração na hora de executá-la, são eles: o caminho, o clima, o terreno, a liderança e a disciplina. Pontos estes de fundamental importância para o sucesso em campo de batalha. Ele dita com toda a certeza de que o conhecimento desses cinco fatores possibilitará a previsão de que lado vencerá uma batalha e aquele que melhor souber usá-los poderá criar situações que o levem a vitória. Cita ainda que um bom comandante sempre esconderá suas reais situações a fim de ludibriar o inimigo e alcançar a vitória.
Capítulo II
Aqui ele cita sobre os custos de uma guerra, que são bastante elevados para qualquer Estado, seja ele qual for. Manter as tropas por muito tempo levará com certeza a ruína das mesmas. Cita ainda que a chave para uma boa guerra se encontra na vitória e não em sua promulgação. Deve-se conservar ao máximo os recursos e assim minimizar o desgaste causado.
Capítulo III
Aqui ele deixa bem claro a importância de se manter intacto o maior número de coisas possíveis em um campo de batalha, sendo melhor até vencer sem lutar se preciso e ainda destaca a importância de conhecer o inimigo e nós mesmos para se alcançar a vitória. Fala que a pior atitude a se tomar é a de cercar uma cidade, pois consumirá tempo e recursos. Deve-se atacar a estratégia do inimigo, depois romper suas alianças e por fim atacar seus exércitos.
Capítulo IV
Aqui fica bem claro a importância que um terreno tem em batalha, Ele diz que a disposição das tropas em um terreno é o segredo da vitória, além da adaptabilidade e da inescrutabilidade. Ainda faz rápida menção aos