A ARTE DA GUERRA
ADM 1° PERÍODO
TEORIA ORGANIZACIONAL I
Resenha Crítica “A Arte da Guerra”
Professor: Edvaldo
Aluno: Rivaldo F. Cardoso
TEÓFILO OTONI
MARÇO DE 2014
PASSOS RUMO AO SUCESSO
No livro “A Arte da Guerra” seu autor descreve formas de se conquistar a vitória em um campo de batalha. Sun Tzu prioriza o bom líder, alguém que possa conduzir seu exército à vitória sem grandes desperdícios de recursos humanos e materiais, traçando estratégias que possam lhe assegurar a vitória, combinando-as entre si e criando um repertório diversificado de táticas de combate. Ele valoriza seu soldado e nunca menospreza seu inimigo, simplesmente é humilde, ao saber a forma na qual cada um deve ser tratado.
A mercado é um “campo de guerra”, logo esse livro expõe situações cotidianamente vividas, por uma pessoa que possui um cargo de grande responsabilidade dentro de uma entidade, em meio à essa guerra por espaço no mercado. Conduzir uma empresa ao sucesso de maneira eficiente, exige que seu administrador seja um líder por excelência, alguém ousado e destemido que saiba identificar seus pontos negativos e positivos, tanto como os dos concorrentes e explorá-los ao máximo.
Conhecer o terreno em que se está, garante grande vantagem sobre o inimigo, podendo estar em posição de defesa ou ataque, o que deixa o inimigo incerto de como agir diante de tal situação, nos negócios também é necessário diligência, para saber quando defender-se ou quando atacar. Um bom general manipula seu inimigo a fim de confundi-lo e desestabilizá-lo, o que o deixa ainda mais vulnerável e suscetível ao ataque, quem possuir um equilíbrio psicológico maior conseguirá se sobrepor ao oponente.
O importante não é conquistar de forma gloriosa e sim conquistar, evitar um embate frontal e desafiador pode não ser considerado honroso, porém garante a vitória. No mercado correr por fora é sempre vantajoso, passar desapercebido ao