A arte da Guerra
O Livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu foi escrito com o foco em estratégias de combate, buscando a excelência em estratégia militar. Tzu da ênfase em como deve ser feita a ocupação do terreno, ensina como vencer o inimigo sem um confronto que leve à morte de grandes contingentes, como reagir a cada tipo de terreno e distância em que se encontra o inimigo. O Livro foi escrito com parágrafos curto, porém com rico conteúdo buscando ser um guia para o cotidiano.
Este livro tem uma grande relação com as matérias, Fundamentos da Administração, Recursos Patrimoniais e Materiais e principalmente Comunicação Empresarial. Mesmo sendo um livro de estratégias militares, confeccionado antes de Cristo, ele está presente nos acervos dos administradores, e seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana. Podendo ser encontrado nas questões estratégicas da organização, ou até mesmo, no mundo cotidiano.
Vários temas são abordados neste livro, um dos temas propostos pelo livro é a concorrência nas mais diversas áreas, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho. Outro tema mostrado é a hierarquia, na época em que Tzu viveu, era tudo controlado pelo Rei, abaixo do Rei vinha o próprio Sun Tzu, que era o General, e abaixo vinha outros cargos, o que atualmente denominamos Organograma. Este princípio é aplicado até hoje nas empresas, pois todas tem os cargos com maor importância, como Diretor, Supervisores, Presidentes e Líderes.
Outro tema importante proposto pelo livro é que nem todos podem ser generais, apenas os que possuem as cinco virtudes. Coragem, para tomar decisões consistentes em momentos críticos. Integridade, coerência entre as palavras e as ações. Sabedoria, que se traduz em compreender a empresa e o ambiente, ser flexível e não seguir as regras convencionais. Gentileza, respeitando cada integrante da organização. Disciplina, não se