metamorfose
CAMPUS FLORESTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS ESPANHOL
FRANCISCO EREMILSON MEDEIRO DE ALMEIDA
ANALÍSE SOBRE A METAMORFOSE DE FRANZ KAFKA
CRUZEIRO DO SUL
2013
FRANCISCO EREMILSON MEDEIRO DE ALMEIDA
ANÁLISE SOBRE A METAMORFOSE DE FRANZ KAFKA
Trabalho análise desenvolvido durante a disciplina de Introdução aos Estudos Literários como parte da avaliação referente a N2.
Professor(a): Vera Bambirra.
CRUZEIRO DO SUL
2013
BIOGRAFIA Nosso autor Franz Kafka nasceu no dia 3 de julho de 1883, em Praga (atual República Tcheca). Estudou Direito na Universidade de Praga entre 1901 e 1906. Sua única obra publicada em vida foi A Metamorfose, onde o autor expõe sua resignação pela vida cotidiana com um toque de surrealismo. A partir de 1917, Kafka permaneceu muitos períodos em repouso por razão da tuberculose que lhe atacara vorazmente. Escreveu “A Metamorfose” em apenas três semanas, em finais 1912, quando tinha 29 anos. Não gostou do resultado, que considerou imperfeito e com um final ilegível. O certo é que 90 anos depois de ter sido escrita, esta obra — publicada pela primeira vez em 1915 — é uma das mais conhecidas do escritor checo. Em 1922, largou definitivamente seu emprego e passou a viver em sanatórios e balneários. No dia 3 de junho de 1924, morre Franz Kafka em Kierling, uma cidade perto de Viena.
RESUMO A obra a Metamorfose de Franz Kafka foi escrita por volta de 1912, traz como personagem principal Gregório Samsa um caixeiro viajante que trabalhava em um escritório no centro da cidade e que todo o dia pegava vários trens para chegar ao seu destino. Gregório Samsa era o único que trabalhava em sua família e, portanto o pilar principal de toda ela. Seguido por uma família acomodada somente em usufruir do que tinham. Assim começa a Metamorfose: “uma manhã depois de um sono intranqüilo Gregório Samsa desperta