logistica
FUNCIONÁRIO (a) : Carolina Fernandes
Objetivo: Ensinar ao funcionário (a) os procedimentos, normas e condutas exigidas pela empresa. Abaixo, relação das atividades e procedimentos utilizados no departamento de faturamento.
1 – Atendimento ao cliente/ Fornecedor Atender as ligações ou recepção com educação, agilidade e anotar os recados.
2 - Conduta na empresa. Usar trajes adequados (sem decotes, curtos ou sujos), fazer bom uso do e-mail e google-talk, manter em ordem o material disponibilizado para trabalho, respeitar colegas de trabalho.
3 - Emissão de notas fiscais. Utilizar o Sistema Data Sul, roteiro: Faturamento-> Cálculo de Embarque ->
Pré-cálculo (verificar se os valores e CFOP estão de acordo) -> Cálculo de Embarque -> Entrar no Sistema da Sefaz ( autorizar a nota fiscal, pegar n° da chave de acesso e protocolo) -> Monitor de Notas Fiscal -> Selecionar a nota emitida (colocar em uso autorizado, preencher chave de acesso e protocolo) -> Imprimir Nota Fiscal.
4 – CFOP. Entender o significado de cada CFOP utilizado na emissão de notas fiscais. Verificar apostila em anexo.
5 – Beneficiamento,(cliente/fornecedor). Cliente: é quando o cliente compra a matéria-prima para produção do produto e o fornecedor (Frascomar) cobra a mão-de-obra. Fornecedor: é quando a Frascomar compra a matéria-prima e pede para o fornecedor fabricar o produto, o fornecedor só cobra a mão-de-obra. Verificar apostila em anexo.
6 – Canhotos. Qual é a importância dos canhotos? Os canhotos servem como comprovante de que a mercadoria foi recebida, com o canhoto assinado podemos fazer cobranças e controlar as entregas feitas.
7 – Arquivo de Notas Fiscais. Danfes de entrada: geralmente os Danfes chegam somente em uma via, são conferidas as informações (Razão Social, CNPJ, Endereço, CFOP). Após a conferência encaminhar o Danfe para contabilidade e uma cópia para outros departamentos quando necessário. Ex: Financeiro, notas que