enfermagem
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau.
Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido. Por sua vez, o cálculo da extensão do agravo é classificado de acordo com a idade. Nestes casos, normalmente utiliza-se a conhecida regra dos nove, criada por Wallace e Pulaski, que leva em conta a extensão atingida, a chamada superfície corporal queimada (SCQ). Para superfícies corporais de pouca extensão ou que atinjam apenas partes dos segmentos corporais, utiliza-se para o cálculo da área queimada o tamanho da palma da mão (incluindo os dedos) do paciente, o que é tido como o equivalente a 1% da SCQ.
A avaliação da extensão da queimadura, em conjunto com a profundidade, a eventual lesão inalatória, o politrauma e outros fatores determinarão a gravidade do paciente. O processo de reparação tecidual do queimado dependerá de vários fatores, entre eles a extensão local e a profundidade da lesão. A queimadura também afeta o sistema imunológico da vítima, o que acarreta repercussões sistêmicas importantes, com consequências sobre o quadro clínico geral do paciente.
QUEIMADURAS - Toda e qualquer lesao decorrente da acao do calor sobre o organismo é uma queimadura.
SINAIS E SINTOMAS
QUANDO O CORPO ENTRA EM CONTATO COM:
- Chama, brasa ou fogo
- Vapores quentes
- Liquidos ferventes
- Solidos super aquecidos ou incandescentes
- Substancias quimicas
- Emanacoes radioativas
- Radiacoes infra-vermelhas e ultra violetas
- Eletricidade.
Uma pessoa com 25% do corpo queimado esta sujeita a "Choque de queimadura" e pode morrer se nao receber imediatamente os primeiros socorros.
As queimaduras variam segundo o seu grau.
Queimaduras de Primeiro grau – levam ao