A Arte da Guerra
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Livro criado a cerca de 1500 anos para dividir seus conhecimentos.
Sun Tzu era um filósofo chinês, nomeado pelo general da província do Rei Olum, onde os exércitos venceram todos os confrontos.
O autor expôs a importância do planejamento e da motivação de forma quase poética. A obra se realça a importância da paciência nos momentos de guerra, além da estratégia, Sun Tzu ressalta a energia como algo fundamental para a vitória, mas essa não é uma energia, nada mais é a vontade de agir e seguir para conquistar os objetivos. Para atingir uma meta, o autor ensina que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente, a missão, o obstáculo a ser vencido e é claro conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo e nem a você, perderá todas as batalhas.”
O livro, é uma obra filosófica e é a razão de tanto sucesso, sobre a arte da guerra foram feitas dezenas adaptações, onde a obra pode ser publicada.
Contexto
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Para Sun Tzu, só é possível obter glória e sucesso na jornada de uma guerra, se não perder de vista cinco fatores necessários para a arte da guerra: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Deve-se saber avaliar previamente o próprio exercito e o inimigo. É preciso calcular as possibilidades de vitória, pra saber manobrar o exercito e então obter êxito na batalha.
Um hábil general faz tudo para que a guerra seja o mais rápida possível, pois assim, estará poupando a vida dos saldados e os gastos dos cofres dos príncipes. Na guerra, o essencial é a vitória, e não campanhas prolongadas.
É necessário saber a arte de humilhar os inimigos sem travar batalhas, sabotando os seus planos, semeando discórdia entre