A Arte da Guerra
2011 - PUBLIQER
DOMÍNIO PÚBLICO
Esta versão não pode ser vendida.
PUBLICAÇÃO DIGITAL
Acreditamos no alcance tecnológico e não vemos a necessidade de continuar com a degradação das fontes naturais para a produção de papel.
ÍNDICE
Pagina 05 - Capítulo I - Estabelecendo os Planos
Pagina 08 - Capítulo II - Fazendo a Guerra
Pagina 11 - Capítulo III - Atacando com Astúcia
Pagina 14 - Capítulo IV - Disposições Táticas
Pagina 17 - Capítulo V - Energia
Pagina 20 - Capítulo VI - Pontos Fracos e Fortes
Pagina 25 - Capítulo VII - Manobras
Pagina 30 - Capítulo VIII - Variações Táticas
Pagina 33 - Capítulo IX - O Exército em Marcha
Pagina 38 - Capítulo X - O Terreno
Pagina 41 - Capítulo XI - As Nove Situações
Pagina 49 - Capítulo XII - Atacando com Fogo
Pagina 51 - Capítulo XIII - Usando Espiões
ESTABELECENDO OS PLANOS
Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não reFletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiFerença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós.
Há que valorá-la em termos de cinco Fatores Fundamentais, e Fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra. O primeiro desses Fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.
A doutrina signiFica aquilo que Faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse For, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.
O tempo signiFica o Ying e o Yang, a noite e o dia, o Frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações.
O