Tabela de Minerais
Fontes
Função
Local de Absorção
Sinais de Deficiência
Sinais de Excesso
Cálcio
Leite e derivados; vegetais verde-escuros; gema de ovo e oleaginosas.
Ação muscular e transmissão de impulsos nervosos; ativa enzimas; integra o calcitriol; coagulação sanguínea; transporta líquidos através das membranas.
Ocorre no intestino delgado (duodeno) em meio ácido, de 2 formas: Transporte passivo – não saturável e por todo intestino; Transporte ativo – borda em escova e depende de vitamina D.
Reduz a defesa do organismo contra infecções; pré-disposição a irritabilidade, nervosismo, insônia; cãibras frequentes; dificuldade na coagulação do sangue podendo levar a hemorragias; desnutrição; deformidades ósseas; espasmos musculares; hipertensão.
Interferência
à absorção de ferro; falência renal; calcificação excessiva dos ossos e tecidos moles; fraqueza muscular; dificuldade de memorização; anorexia.
Fósforo
Leito; queijo; carne vermelha; gema de ovo; grãos integrais; legumes de frutas secas.
Necessário para a formação de ácido nucleico; para a formação a relação CaxP; constituinte de ossos e dentes; participa da absorção do glicerol e reabsorção renal da glucose; transporte de ácidos graxos; sistema tampão.
Absorvido no jejuno, regulado também pela vitamina D.
Doenças ósseas; síndrome de má absorção; hipertireoidismo; fraqueza muscular.
Hipotireoidis-mo; tetania; alteração do equilíbrio CaxP.
Sódio
Óleos de sementes; gema de ovo; margarina; queijo gordo; soja; trigo; aveia; abacate; azeitona; cenoura; pimentas; vegetais de folar verdes; batata doce; tomate e milho.
Ajuda estabilizar reações de sódio/potássio; determina os potenciais de membrana da maioria das células animais; responsável pelos potenciais de ação que fundamentam a transmissão de impulsos nervosos e a contração muscular; e pela manutenção do volume de líquidos extracelulares nos quais as células vivem.
É absorvida no intestino, passa em associação com os