A Arruma O Da Cama Deve Ater
A arrumação da cama deve ater-se às seguintes características: a cama fechada é indicada para receber um novo paciente, caso em que deve ser submetida à prévia limpeza.
A cama aberta é preparada para o paciente que tem condições de se locomover; a cama aberta com paciente acamado é aquela preparada com paciente no leito e a cama de operado é preparada para receber paciente operado ou submetido a procedimentos diagnósticos ou terapêuticos sob narcose.
É importante ressaltar que um leito confortável, devidamente preparado e biologicamente seguro, favorece o repouso e sono adequado ao paciente.
Arrumando a cama aberta e fechada Material necessário:
2 lençóis (1 protetor do paciente e 1 protetor de colchão)
1 lençol móvel
1 impermeável
1 cobertor
1 colcha
1 toalha de banho
1 toalha de rosto
No preparo da cama, o profissional deve organizar o trabalho de forma a evitar problemas posturais e desperdício de energia. Portanto, deve providenciar todo o material necessário antes de iniciar sua tarefa; dobrar a roupa de cama de maneira funcional, na ordem de instalação; soltar, primeiramente, todo o lençol da cama e, emseguida, preparar todo um lado da cama e depois o outro.
Observar a reorganização da unidade ao término da arrumação.Visando não disseminar microrganismos, lavar sempre as mãos antes e após a realização do procedimento, jamais colocar a roupa limpa sobre o leito de outro paciente e evitar o manuseio excessivo da roupa - como esticar o lençol alisando-o com as mãos e o seu contato com seu próprio uniforme profissional ou o chão.
Se a cama estiver destinada ao recebimento de paciente operado, a arrumação dos lençóis deve ser feita de modo a facilitar o acolhimento, aquecimento e a higiene do mesmo.
Para evitar futuros problemas posturais, o profissional deverealizar os movimentos respeitando os princípios da ¹ergonomia,principalmente ao cuidar de pacientes acamados. Nestes cuidados é muito comum ocorrer levantamento de peso