Doen As Cardiovasculares Na Gesta O
O que é doença cardíaca?
São problemas de saúde que atingem o coração que podem ser conhecidas desde o nascimento ou adquiridas durante a vida. É importante mencionar também as causas chamadas cardiovasculares, que compreendem qualquer problema de saúde que impeça ou dificulte a circulação sanguínea pelo organismo e que no final acaba comprometendo o bom funcionamento do coração. O órgão é um músculo responsável por bombear sangue para todos os cantinhos do nosso corpo.
Grávidas cardiopatas sofrem risco elevado de mortalidade
A gravidez em mulheres com doenças cardíacas representa um risco de morte elevado. A gravidez é um dos momentos mais esperados na vida das mulheres, mas para algumas delas, os problemas do coração podem transformar este período em sinônimo de superação. Durante a gestação o sistema cardiovascular delas é sobrecarregado, o que pode dificultar a identificação rápida de uma cardiopatia na futura mamãe. “Alguns sintomas próprios da gestação podem ser confundidos com sintomas de problemas cardíacos, como inchaço, falta de ar e palpitações”
A cardiopatia é a causa de morte indireta mais frequente na gestação, ou seja, causa de morte por doença prévia à gravidez. De acordo com especialistas, o problema possui evolução progressiva, podendo piorar na gestação. Essa é uma das razões pelas quais algumas mulheres tomam conhecimento da doença apenas na gravidez, entre outros fatores, ao aumento do volume de sangue que circula no coração, o que leva ao início ou aumento dos sintomas que antes passavam despercebidos. Muitas mulheres engravidam sem saber que têm complicações cardíacas, e todo sintoma suspeito deve ser investigado, para que se possa fazer o diagnóstico e iniciar o acompanhamento e tratamento durante a gravidez e o parto.
Sintomas e Cuidados Indicados
Alguns sintomas que as mulheres sentem quando estão grávidas são parecidos com os de doenças cardíacas, como tontura, aceleração de frequência cardíaca