A Arquitetura Neoclássica na França
França
THAUS II - 4º Período
Alunas: • Laís Muliterno Reis
• Maria Beatriz Andrade
•A
França foi um dos primeiros países a adotar o estilo Neoclássico, adotando o racionalismo e fazendo uso de figuras geométricas primárias, como o cubo, a esfera e a pirâmide, propondo edifícios inteiros utilizandoos.
• O uso da escala colossal, para contrapor a delicadeza do Rococó, produziu diversos projetos impossíveis de ser construídos.
• A busca pelas formas geométricas elementares levou a uma “arquitetura pela arquitetura” despreocupada com a funcionalidade. Étienne-Louis Boullée (1728 – 1799)
Evocava as emoções de terror e tranquilidade na grandeza de suasconcepções, além de ser obcecado com a capacidade da luz de evocar a presença do divino. Boullée preocupava-se pouco com as necessidades práticas de seus projetos, preferindo advogar em favor de uma arquitetura sentida, não racionalizada, em favor do caráter, da grandeza e da magia.
Acreditava que os corpos circulares agradavam pela suavidade do seu contorno Igreja de la Madeleine,
Paris, 1842,
Pierre Contant d’Ivy
Hôtel de vieu, Lyon, Jacques Germain Soufflot
SomersetHouse, Londres, 1776 ,
Willian Chambers
Pratica de ConstruçãoJean-Baptist Rondelet
Plano de lições arquitetônicas precisas de Jean Nicolas
Durand
O método de composição arquitetônica de Durandcompreende três etapas: em primeiro lugar, a descrição dos elementos da arquitetura, tais como colunas, pilastras, abóbadas, escadas, etc; em seguida o traçado das formas gerais de associação destes elementos- em abstrato, a partir da distribuição conforme eixos e modulação reticular, e também conforme as exigências distributivas dos vários temas- e, finalmente, o estudo de modelos exemplares. A geometria concreta e elementar dos projetos dos arquitetos ilustrados se dissolve numa abstrata retícula cartesiana, que permite, em função da economia de meios, a regularidade por um lado, e a medida, em seu mais amplo sentido,