Arquitetura neoclássica
Belém
2013
Sumário 1 Introdução 3 2 Arquitetura Neoclássica 3 3 Neoclassicismo no Brasil 9 4 Urbanismo Neoclássico 12 5 Conclusão 15 6 Referências 16
Introdução
Este trabalho foi realizado para o estudo da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V, elaborado com o objetivo de conhecermos melhor sobre o movimento neoclássico na arquitetura e no urbanismo, através de pesquisas por meio de livros e textos publicados na internet sobre o assunto. Ao longo do trabalho, desenvolveremos sobre o estilo neoclássico na arquitetura e no urbanismo de vários países europeus, e também sobre de que forma o estilo se manifestou no Brasil. Antes de entrarmos no assunto, é necessária uma breve visão geral do que significou o movimento neoclássico.
O Movimento Neoclássico, ou Neoclassicismo, foi um movimento cultural que surgiu na Europa em meados do século XVIII, que gerou uma grande influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Prosperou na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Andrea Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao seu ápice em 1830.
Teve como essência os ideais Iluministas e um recuperado interesse pela cultura da Antiguidade clássica greco-romana, defendendo os fundamentos da moderação, clareza, ordem, equilíbrio e idealismo, e usando-os como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
Representou os valores próprios de uma nova e revigorada burguesia, que assumiu o comando da Sociedade europeia após a Revolução Francesa, principalmente com o Império de Napoleão. Iremos ao longo do trabalho, apresentar as características principais e marcantes do estilo, no âmbito da arquitetura e do urbanismo.
Arquitetura Neoclássica
A transição entre o estilo barroco para o neoclássico se deu no período do iluminismo, da metade do século XVIII em diante. Diferente do