A Arca de Noé
Atividade Individual
Título: A Arca de Noé
Aluno: RMB
Disciplina: Gestão do Serviço Público
Turma:
Introdução
No texto Arca de Noé, neste caso, uma paródia da conhecida história da Bíblia, Deus, ao invés de chamar o próprio Noé, chamou um outro personagem, Absalão, que se mostrou um péssimo gestor deste empreendimento.
Absalão contratou Noé para fazer o barco. Não planejou, não soube liderar nem controlar, com isso a execução e finalização de seu projeto de fato não aconteceu. Veremos alguns dos motivos pelos quais sua atuação foi um fracasso.
Justificativa
Partindo da premissa que a análise de processos é um mecanismo gerencial reflexivo, conduzido em duas dimensões, vimos através do texto Arca de Noé, que faltou a Absalão definir quais seriam os seus processos essenciais e operacionalizar as estratégias. Assim como explicitar os fluxos de trabalho, através de regras claras, acompanhar os processos de coleta e dimensionamento de resultados.
Desenvolvimento
"Vá e construa um barco para você e sua família. Você terá 4 meses para esse empreendimento”.
Absalão recebeu um objetivo, identificou o quê e para quem, mas não o como fazer. Não envolveu as partes interessadas para saber de suas expectativas: “Ora, isso são detalhes. Isso não é da sua conta.
Faça apenas seu serviço. Combinado?”.
Não demonstrou nenhuma capacidade de liderança, não fixou metas, definiu uma forma de agir muito burocrática, e não criou mecanismos de avaliação das atividades propostas, tendo como consequência, a impossibilidade em administrar o prazo dado para o projeto.
Alguém que vai construir um barco e não pensa nas atividades primordiais como neste caso, a carpintaria, boa coisa não poderia dar.
“Puxa, eu não tinha pensado nisso” – disse Absalão"
A partir daí foi uma enorme burocratizaçãodas tarefas, falta de planejamento e nenhum gerenciamento de riscos.
Não soube planejar e deu importância demais às atividades mais