A aplicação das tecnologias de informação e comunicação ao trabalho: desafios e perspectivas
As tecnologias da informação e comunicação estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas, atingindo posições dominantes da cultura moderna. O que nos remete a conhecer seus significados, desafios e perspectivas, desvendando assim seu rico potencial.
A principio a tecnologia era uma simples disciplina que se estudava e sistematizava processos técnicos, com o crescimento da indústria eletrônica no inicio do século XX aprofundou-se o estudo da utilização de teorias e métodos científicos para resolver problemas da técnica, atingindo ai seu pleno sucesso.
Surgiu então a computação eletrônica e da informática predominante atualmente, exigindo dos seus utilizadores profundo conhecimento das razões, finalidades e formas pelas quais os seus objetivos serão alcançados, enfim, exige da sociedade em que se instalou uma reformulação de estrutura e metas, compatível com a utilização que trouxer.
São muitas as consequências das novas tecnologias e seu poder multiplicador atingindo quase todos os campos da esfera humana, fazendo assim uma “sociedade tecnológica” que se caracteriza por traços como mutabilidade, pluralidade e sua presença maciça nos meios de comunicação, nos negócios, e na produção de riqueza e conhecimento.
A internet surgiu no contexto da guerra fria e do temor de um ataque nuclear, tendo por base o conceito de “comunicação distribuída”, começou interligando alguns centros universitários nos Estados Unidos, passando por varias fases, até que em 1995 atingiu a sociedade em geral.
Hoje em dia o crescimento da internet é espantoso, estimando-se que seja 500 vezes maior do que os resultados que aparecem numa busca.
A internet ocupa uma posição de destaque, pois, para além de uma questão tecnológica apenas, ela pode ser entendida como um importante fator de cultura, que contribui para alterar os modos de se relacionar e viver em