A APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS DE HENRI FAYOL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
NA
ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Rio de Janeiro
2013
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade dos princípios de Henri Fayol na Administração Moderna. São eles: Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina, Unidade de Comando, Unidade de Direção, Subordinação dos Interesses Individuais aos Interesses Gerais, Remuneração do Pessoal, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade do Pessoal, Iniciativa e Espírito de Equipe.
2. ANALISANDO OS PRINCÍPIOS DE HENRI FAYOL NA ATUALIDADE
2.1. Divisão do Trabalho
De acordo com Robbins, na primeira metade do século XX a especialização era fonte inesgotável para o aumento da produtividade. A partir de 1960, porém, começou-se a se formar as deseconomias humanas, ou seja, a falta de eficiência na utilização dos recursos produtivos pelo homem, devido ao tédio, fadiga, estresse, baixa produtividade, perda de qualidade, aumento do absenteísmo e alta rotatividade. Podemos avaliar essa variação analisando o gráfico abaixo: (Fonte: ROBBINS, 2012, p.472)
Atualmente, o termo especialização do trabalho, ou divisão do trabalho, é usado para elucidar o grau em que as tarefas dentro da organização são divididas em funções isoladas.
Portanto, sem dúvida, muitas empresas aplicam o princípio de Fayol tomando cuidado em dar aos funcionários diversas tarefas ou até mesmo afazeres completos, objetivando um aumento da satisfação profissional. É importante analisar também, que o grau dessa especialização vai depender da cultura da empresa e do produto ou serviço oferecido, pois para uma rede de fast food, por exemplo, pode ser bastante interessante a aplicabilidade de uma especialização mais aguda da tarefa.
2.2. Autoridade e Responsabilidade
Quanto maior a autoridade, maior será a responsabilidade. A recíproca também é verdadeira, visto que para assumir grandes responsabilidades é