A aplicabilidade do sistema de informação de marketing: vantagens e desvantagens
O marketing tem como objetivo principal, planejar e executar promoções, distribuição de produtos, serviços e ideias. Concentra-se em levar o produto certo, às pessoas certas, no lugar e momento certos, com o preço certo, e por meio da combinação certa de técnicas promocionais. Assim, satisfaz a empresa e os clientes. KOTLER (1996, p. 25), defini o Marketing como:
um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtem o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Esta definição de marketing fundamenta-se nos seguintes conceitos centrais: necessidades, desejos e demandas; produtos; valor; custo e satisfação; troca, transações e relacionamentos; marketin e praticantes de marketing.
Para Cundiff (1979), o marketing é algo que basicamente envolve o relacionamento entre as necessidades e os desejos do mercado com o fornecimento de produtos e serviços que geram transferencias de propriedade. Segundo Harper (aput KOTLER, 1996, p. 119): “Dirigir bem um negócio é administrar seu futuro; dirigir o futuro é administrar informações”. Para Cobra (2005), a informação é uma ferramenta chave para a tomada de decições em marketing. Investir em informação é obter conhecimento. E o conhecimento é a base para o sucesso no mundo dos negócios. O administrador de empresas necessita de informações atualizadas para a tomada de decisões eficaz. A forma mais correta de tomada de decisões em marketing é atraves da estruturação de um sistema de informações de marketing. Kotler (1996) afirma que a administração precisa monitor as forças maiores do ambiente de marketing se deseja manter seus produtos e práticas de marketing atualizados. Na concepção de Las Casas (2001), o SIM pode ser definido como os recursos humanos e tecnológicos da empresa envolvidos de forma sistemática na coleta, qualificação, análise, disseminação e