A Aplicabilidade da Margem de Contribuicao
Natália Damo VIDOLIN
Resumo: Este trabalho apresenta a relevância da margem de contribuição na tomada de decisão e, estratégia das organizações. Serão apresentadas hipóteses para a aplicação de diferentes cálculos de custo com a finalidade de maximizar a rentabilidade e gerir corretamente as organizações. O enfoque principal se encontra na aplicabilidade do método de diferenciação entre custos fixos e variáveis, ampliando assim, a perspectiva de planejamento e tomada de decisão.
Palavras-chave: Margem de Contribuição, Custos, Estratégia, Decisão.
1. Introdução
A Contabilidade de Custos, de acordo com Martins (2003), possui ampla aplicabilidade dentro de seus muitos conceitos e definições. Em seu inicio, este ramo contábil, teve como principal intuito, fornecer componentes para apuração de resultados e regulagem de estoque, com cálculos simples que multiplicavam a quantidade de produtos pelo valor da matéria-prima para encontrar os gastos, porém, com a sofisticação dos métodos de avaliação e o aumento comunal das indústrias, a área de custos tornou-se de suma importância para os gestores controlarem as organizações e guia-las entre o mercado competitivo.
Procedimentos de contabilidade de custos oferecem o meio de determinar custos de produtos e, assim, de gerar demonstrações financeiras significativas e outros relatórios relevantes para a gestão. Procedimentos de custos devem ser projetados para permitir a determinação de custos unitários, assim como os custos totais do produto. (VANDERBECK; NAGY, 2001, p. 15)
Neste artigo serão explorados métodos que atentam para os diversos fatores de influência na variação do lucro. Os conceitos serão voltados para a aplicação prática no mercado de sorvetes, tendo como referências a linha de picolés, produtos esses, que possuem grandes variações de demandas durante os períodos do ano, devido a sua sazonalidade, exigindo por este motivo, grande planejamento de custos para a