Administração
ADMINISTRAÇÃO
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIARIO
PONTO DE EQUILIBRIO
Estância - SE
2013
DIOGO RAMOS TRINDADE
STEPHANIE BARBOSA SANTOS NASCIMENTO
PONTO DE EQUILIBRIO
Texto apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Administração Financeira e Orçamentária, ministrada pelo Prof. Rafael Vicente Barletta Spacca, no 3º Semestre de Administração.
Estância SE 2013
A importância do ponto de equilíbrio como ferramenta de gestão empresarial
Na atual conjuntura do mercado, a busca pela competitividade é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, identificar e desenvolver ferramentas gerenciais eficazes são muito importantes para que as organizações alcancem a sustentabilidade e possam atender às crescentes exigências do mercado.
Devido as suas características e objetivos, o ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade.
Poucas organizações sabem quais as quantidades mínimas de produtos a serem produzidos ou vendidos para que obtenham resultados positivos, e isto ocorre porque muitas não enxergam o ponto de equilíbrio como uma técnica muito útil, de fácil aplicabilidade e outros até mesmo por desconhecê-lo.
O ponto de equilíbrio é o volume em que as receitas totais igualam-se aos custos totais de um mesmo período considerado. Além disso, pode ser analisado quanto a sua aplicabilidade sob três aspectos: contábil, econômico e financeiro.
O ponto de equilíbrio contábil ou operacional é o mais comum e tradicional para análises, onde, conforme o explicado anteriormente, o valor das receitas iguala-se ao das despesas. É o quociente simples da divisão dos valores dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição unitária. Nesse aspecto, não