Contabilidade de custos
É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Significa que, em cada unidade vendida, a empresa lucrará determinado valor.
Multiplicado pelo total vendido, teremos a contribuição marginal total do produto para a empresa.
Custo Variavel, Fixo e Estrutura de Custos
· A margem de contribuição ou margem bruta obtida pela venda de um produto e excedente de seus custos variáveis unitários. Em outras palavras, a margem de contribuição é o mesmo que o lucro variável unitário, ou seja, o preço de venda unitário do produto deduzido dos custos e despesas variáveis necessários para produzi-lo e vendê-lo.
· Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
· Denominamos estrutura de custos a proporção relativa entre o total de custos fixos e variáveis dentro da empresa. Cada empresa tem uma estrutura de custos e, portanto, tem seu próprio ponto de equilíbrio em determinado momento. É possível que empresas que trabalham no mesmo setor com os mesmos produtos tenham estruturas de custos diferentes, provavelmente montadas em razão de processo diferente de produção, tendência de vendas de longo prazo e atitudes dos administradores diante do risco.
Alavancagem Operacional e Financeira
Significa a possibilidade de acréscimo do lucro total pelo incremento da quantidade produzida e vendida, buscando a maximização do uso dos custos e despesas fixas.
É dependente da margem de contribuição, ou seja, do impacto dos custos e despesas variáveis sobre o preço de venda unitário, e dos valores dos custos e despesas fixas. Alguns produtos têm