A agua
A água é o principal constituinte das células humanas e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no organismo, sendo responsável pela regulação da temperatura corporal, pela eliminação de toxinas (através da urina e do suor) e representando cerca de 95% do plasma sanguíneo que transporta oxigênio e nutrientes até às células.
Em condições de temperatura e atividade moderadas, o corpo humano perde cerca de 2 litros de água por dia através da urina, suor, fezes e respiração. O aumento da temperatura, bem como a prática de exercício físico intenso elevam as perdas de água, constituindo um mecanismo de arrefecimento do corpo.
Funções da água.
Transporte: a água é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio até às células, bem como dos detritos celulares resultantes dos processos metabólicos.
Solvente: a água é um excelente solvente e meio de suspensão, facilitando a eliminação das toxinas acumuladas no organismo através da urina.
Regulação térmica: A água possui um alto calor específico, isto é necessita receber muita energia para que varie sua temperatura e isso é importante para os seres vivos, porque, em função dessa propriedade a água atua no equilíbrio térmico no organismo, impedindo variações bruscas de temperatura que afetam o metabolismo celular.
Reações de hidrólise: A água participa como reagente, na quebra de macromoléculas no organismo em unidades menores, nas reações de hidrólise.
Ação lubrificante: Nas articulações ósseas, a água compõe o líquido sinovial exercendo um papel lubrificante, contribuindo para diminuir o desgaste das cartilagens ao evitar o atrito entre elas nessas regiões.
Capilaridade: Em virtude da forte atração entre as moléculas de água por pontes de hidrogênio, a água consegue subir por tubos muito estreitos. Esse fenômeno é conhecido por capilaridade. Por esse motivo, a seiva de um vegetal da raiz, pode subir até as folhas mais altas.
Variação do percentual de água no