Barramentos
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
BARRAMENTOS
DORACI ALVES DE A. DA MATTA
EDUARDO SCHEIDEGGER
JEAN C. FRANCOSA PASSOS
WIKS DE FARIAS OLIVEIRA
ROSIMAR S. DA VITORIA
Guarapari
2013
Epigrafe
“A experiência do mundo não consiste no número de coisas que se tenham visto e sim no número de coisas sobre as quais se haja refletido com proveito”.
(Leibnitz).
Introdução Uma placa mãe possui diversos tipos de barramentos diferentes. O termo barramento é usado para definir , de um modo geral, uma via de comunicação. Dentre eles, o principal é o barramento local, que é a via de comunicação entre o processador e o chipset, a memória RAM e a memória cache externa. Para se comunicar com periféricos mais lentos, o processador utiliza os barramentos de I/O (Input/Output) ou E/S (Entrada/Saída), para que não haja perda de desempenho no barramento local. E a comunicação entre o barramento local e os barramentos de I/O é feita através de um circuito chamado ponte (que faz parte do chipset da placa). Neste será enfatizado sobre Barramentos mencionando: a história, os fundamentos, a velocidade na comunicação, troca de dados, tipos de comunicação – paralela ou serial, desenvolvimento atual e os projetos futuros de tal tecnologia.
História do Barramento Barramento, também conhecido como Bus, é o conjunto de sinais digitais que conduzem a informação entre o processador (CPU) e as diversas placas, memórias e periféricos, ou seja, um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador. Esse caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador O barramento caracteriza-se pela velocidade de transferência de dados (em MHz) e pela capacidade de transferência (em bits), que juntos irão produzir a taxa de