A administração da comunicação
A comunicação deve estar focado para três públicos diferentes - funcionários, clientes externos e visitantes - é para o público interno que a empresa realiza um trabalho mais abrangente, pois o departamento de Comunicação tem a desafiadora tarefa de deixá-lo informado e integrado com a organização. Para manter os profissionais informados, as ferramentas de comunicação mais comuns são: jornal interno; quadros de avisos (atualizados semanalmente); News Diárias (cada diretoria tem um dia da semana para divulgar suas notícias) e a Intranet (site interno somente com notícias a Empresa e que prevê a inclusão digital de todas as unidades), memorandos.
Podem ser elaborados também programas que visam estimular a comunicação interna e integrar os funcionários. Dentre esses, encontram-se:
- Presidente On-line - Canal de comunicação direto entre os colaboradores e o presidente da Empresa X, o qual pode ser feito por e-mail ou carta. Tudo é respondido pelo próprio presidente e a iniciativa tem bastante credibilidade entre os funcionários.
- Uma vez por mês, o presidente e cada um dos diretores convidam funcionários de todos os setores para conversarem, durante a primeira refeição do dia, sobre temas diversos que incluem sugestões, críticas, problemas e possíveis soluções para a empresa. Na ocasião, um representante da área de Comunicação anota tudo em ata e após uma semana, os participantes do café recebem todos os seus questionamentos respondidos. Detalhe: no encontro, não participam subordinados e chefes diretos.
- Programa Novas