Livros de romance gospel
O Balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta utilizada na administração de empresas que mede o desempenho operacional, usado, além dos indicadores financeiros, os indicadores de satisfação do cliente, da eficácia dos processos operacionais internos e da capacidade de inovação da organização, comparando-os ao estabelecimento no planejamento estratégico (Costa,2006).
O BSC é uma ferramenta empresarial que traduz a missão e a estratégia da organização em um conjunto de medidas de desempenho para propiciar a formação de uma estrutura de medição estratégica e de um sistema de gestão eficiente (Galas,2004).
No mundo globalizado que estamos, onde a complexidade das interações entre as variáveis que influenciam o desempenho de uma empresa, torna necessária a elaboração de ferramentas gerenciais para viabilizar o processo de tomada de decisão. Um exemplo desta técnica é o Balanced scorecard (BSC), que permite o estudo qualitativo do desempenho empresarial de diversas perspectivas, incluindo as não financeiras (Kimura:Suen,2003). Esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele. Por isso BSC deve ser utilizado pelos executivos que precisam tomar uma série de decisões: a respeito de suas operações, de seus processos de produção, de seus objetivos, produtos e clientes, ou seja, visando o atingimento do Planejamento Estratégico da organização. O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la (Kaplan e Norton, 2001). O Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se