A abordagem piagetiana
Por volta dos 7 anos segundo Piaget, as crianças entram no estágio das operações concretas, aonde Elas são capazes de usar operações mentais para resolver problemas concretos (reais).
Onde as crianças possuem a capacidade de pensar logicamente, conseguem levar em conta vários aspectos de uma situação. Entretanto, seu raciocínio ainda é limitado a situações reais no aqui e agora.
As crianças no estágio das operações concretas conseguem realizar muitas tarefas em um nível muito mais elevado do que conseguiam no estágio pré-operatório.
Na terceira infância existem várias habilidades cognitivas como:
- Raciocínio espacial: encontram objetos usando um mapa, o caminho de ir e vir da escola, avaliando distância e calculam o tempo entre os lugares.
- Causa e efeito: conseguem distinguir números de objetos, mais a cor e localização dos objetos não.
- Categorização: ajuda as crianças a pensar logicamente. Abrangendo habilidades como seriação, inferência transitiva e inclusão em uma classe, onde a seriação seria a capacidade de ordenar itens de acordo com uma dimensão como, por exemplo, ordenar um grupo de palitos, do mais curto ao mais cumprido colocando um palito de tamanho intermediário no lugar apropriado, pois ela sabe que um palito é maior que o segundo é maior que o terceiro ela sabe que o primeiro é maior que o terceiro. A inferência transitiva ajudará a compreender relação entre dois objetos partindo do conhecimento de relação, onde cada um deles com um terceiro, e a inclusão em uma classe seria a capacidade de ver a relação entre um todo e suas partes. Onde Piaget mostra em um maço de 10 flores com 7 rosas e 3 cravos para crianças no estágio pré operacional e perguntou se havia mais rosas ou mais cravos. Elas responderam que tinha mais rosas porque elas comparavam as rosas com os cravos e não com o maço inteiro. Antes dos 7 até aos 8 anos ou até mesmo nesta idade as