ponte H
Carol Correia Viana, Mariana de Santana Silva, Raizza Lima Figuerêdo, Rodrigo Souza.
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luís Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA carolcorreiaviana@gmail.com, mariana_eng@outlook.com.br, raithiza@gmail.com, laginha92@hotmail.com
Resumo. Este relatório é de caráter avaliativo parcial para a terceira unidade da matéria de Sistemas Microprocessados, referente ao curso de Engenharia Elétrica, e apresenta as etapas da projeção e construção de um robô sumô e seguidor de linha. Para construção o robô foi necessário definir os parâmetros do mesmo, como o formato, estrutura, sistemas, circuitos, materiais, estratégias, fluxograma de funcionamento e o programa de execução. Inicialmente, a construção da parte física foi priorizada, pois a partir dela que seriam definidas as táticas e estratégias para o bom funcionamento do robô de sumô e seguidor de linha. Ajustes foram feitos para corrigir a eficácia do funcionamento dos circuitos, após teste e ensaios realizados. A intenção é relatar o processo completo de construção, dando ênfase ao projeto eletrônico embarcado, ao projeto mecânico e ao programa de execução.
Palavras-chave: Robô Sumô/Seguidor de linha, eletrônica e mecânica, pic.
1. INTRODUÇÃO
Robôs autônomos são aqueles capazes de desempenhar atividades sem a interferência humana, mas para que ele seja capaz de executar certas habilidades é necessário a utilização de sensores (responsáveis pela entrada de dados ao captar sinais externos), uma estrutura forte, uma fonte de energia acoplada, a parte da inteligência artificial (um software, por exemplo) e um sistema que seja capaz de ser programado, receber dados externos e a partir deles realizar determinada tarefa decidida pelo programador. Para desenvolvimento deste trabalho foi utilizado microcontrolador, que é um pequeno componente eletrônico dotado de uma “inteligência”