A abordagem espacial na Geografia
Autor: Daniel Mendes Coutinho
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
1. Introdução
Na Geografia Tradicional a abordagem espacial é considerada de forma secundária porque percebia o espaço como receptáculo, apenas como área. Num segundo momento a partir da Geografia Teorético-quantitativo e Geografia crítica surgem novas abordagens para o espaço no intuito de buscar compreender o resultado da ação humana modelando a superfície da Terra.
Essa análise passa a ser feita através de cinco conceitos fundamentais: espaço, região, território, paisagem e lugar. (Corrêa, 1995).
2. As abordagens espaciais fundamentais da Geografia
Região: Atualmente é vista como um conceito complexo que não mais remonta apenas as singularidades/individualidades dos lugares, mas sim á espaços articulados e mais abrangentes.
Paisagem: É a combinação visível de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, a partir do resultado da acumulação da atividade de muitas gerações (SANTOS, 1986).
Na atualidade o Lugar expressa singularidade e globalidade, constitui-se como uma paisagem cultural que se materializa na construção de identidades individuais e coletivas (MOREIRA, 2008).
O Lugar passa a representar os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo.
Espaço: Segundo Lefebvre, "o espaço é o lócus da reprodução das relações sociais de produção." (LEFEBVRE, 1976, p. 25).
Para Santos (1985) o espaço é resultado da ação humana, e ele é reflexo e condição da sociedade.
A Geografia Política define o espaço como sendo "concreto em si (com seus atributos naturais e socialmente construídos) que é apropriado, ocupado por um grupo social“ (SOUZA, 1995, p.84).
3. Relação Espaço x Território
Espaço geográfico e território são indissociáveis, pois o território é formado a partir do espaço.
O território, objeto de estudo desta aula, é fundamentalmente um espaço difundido e delimitado por e a partir