Resumo de Biologia acerca dos seres vivos
Seleção Natural: Processo de evolução que leva à maior adaptação dos indivíduos ao meio, os organismos mais bem adaptados ao meio tem maiores chances de sobrevivência que os menos adaptados e tem também maiores chances de reprodução, passando aos descendentes suas características vantajosas.
Evidencias evolutivas: homologias, dados moleculares e etc.
Estruturas Homólogas: derivam de estruturas já existentes em um mesmo ancestral comum exclusivo, podendo ou não estar modificadas para exercer uma mesma função. Ex: Braços dos seres humanos, os membros anteriores dos cavalos, as asas dos morcegos e as nadadeiras das baleias. ( derivam dos membros anteriores presentes no grupo ancestral que deu origem aos mamíferos.
Divergência evolutiva: Casos em que as estruturas homólogas não desempenham a mesma função.
Estruturas análogas: Estruturas semelhantes apenas quanto à função. Ex: asas das aves e as dos insetos, ambas desempenham a mesma função, mas não são derivadas das mesmas estruturas presentes em um ancestral comum exclusivo entre aves e insetos.
Evolução convergente: Em função da adaptação a uma condição ecológica semelhante, determinadas estruturas evoluem independentemente em dois ou mais grupos de seres vivos que não tem um ancestral comum exclusivo.
Evidencias evolutivas: Modificações nos ácidos nucleicos foram fundamentais no processo da evolução, e foram essas modificações que permitiram a grande diversificação dos seres vivos. Independente das diferenças genéticas pelo advento da evolução pode-se traçar graus de parentesco entre as espécies.
A teoria sintética da evolução: Fatores evolutivos atuantes nas populações.
Fontes de variabilidade:
Mutação: Fonte primária de variabilidade que corresponde a alterações nos genes ou nos cromossomos. Estas não ocorrem para adaptar o individuo ao ambiente, ocorrem ao acaso e por seleção natural são mantidas quando adaptativas (seleção positiva) ou eliminadas em