zzzzzzzzzzzz
1° Defina o conceito de antropologia sob os pontos de vista Biológico e Cultural.
Resp: A antropologia Biológica, por vezes chamada de Antropologia Física, estuda os mecanismos de evolução biológica, herança genética, adaptabilidade e variabilidade e evolução humana. A Antropologia Cultural tem como objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural, onde sua maior preocupação é o estudo da natureza no signo da comunidade humana.
2° Fale das teorias Evolucionista, Funcionalista e Difusionista.
Resp: A teoria Evolucionista é Marcada pela discussão evolucionista, a antropologia do Século XIX privilegiou o Darwinismo Social, que considerava a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo evolucionário, em que as sociedades aborígines eram tidas como exemplares "mais primitivos". Esta visão usava o conceito de "civilização" para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o domínio de outros povos. Nesta forma de apreender a experiência humana, todas as sociedades, mesmo as desconhecidas, progrediriam em ritmos diferentes, seguindo uma linha evolutiva. Isso balizou a ideia de que demanda colonial seria "civilizatória", pois levaria os povos ditos "primitivos" ao "progresso tecnológico-científico" das sociedades tidas como "civilizadas". Há que ver estes equívocos como parte da visão de mundo que pretendiam estabelecer as diretrizes de uma lei universal de desenvolvimento.
A Antropologia Funcionalista inspirava-se na obra de Durkheim. Advogava um estreito paralelismo entre as sociedades humanas e os organismos biológicos (na forma de evolução e conservação) porque em ambos os casos a harmonia dependeria da interdependência funcional das partes. As funções eram analisadas como obrigações, nas relações sociais. A função sustentaria a estrutura social, permitindo a coesão, fundamental, dentro de um sistema de relações sociais.
A Antropologia Difusionista reagiu ao evolucionismo e foi sua