Resumo de Filme
Contextualização e Resumo
A obra vidas secas, retrata uma pobre família em um sertão, tentando fugir da miséria que os domina. Durante a caminhada, a fome os persegue fazendo-os matar o papagaio (que fazia parte da família) para comer. Depois de uma grande jornada, encontram uma fazenda onde podem se abrigar. Fabiano, o pai, chega a pensar que pode mais ser considerado um bicho do que um humano pois apenas bichos sobrevivem a estas circunstâncias.
Fabiano, depois de se acomodar a fazenda, que por sinal estava abandonada, vai até a mercearia e acaba arranjando briga com um soldado amarelo, depois de uma partida de jogo, que o leva a prisão, além de tudo sendo maltratado e humilhado. O pobre homem sem o saber do mundo se sente ainda pior por viver nestas condições.
Durante toda essa confusão, o dono da fazenda surge fazendo com que Fabiano e sua família virem seus empregados. Depois de sair da prisão, Fabiano chegando a sua pobre morada recebe a triste notícia de sua esposa Sinhá Vitória que o seu atual chefe poderia estar roubando-os com as contas da prestação de serviços. Sem saber dialogar, o pobre homem, irritado, aceita a ser roubado por um homem de nível um pouco melhor do que o dele, afinal pelo menos seu chefe sabia contar e falar.
Baleia (a cadela) que é mais tratada como gente do que a própria família adoece fazendo com que haja um grande sofrimento com os pequenos meninos da família, pois ela era considerada uma grande parte da família.
Chega a festa de Natal na cidade onde reside Fabiano e sua pequena família, que os atordoa ainda mais por não terem roupas adequadas e modos para se comportar em um grande evento da cidade. Eles se arrumam e tentam ir bem vestidos ao local, mas não agüentam a dor de seus pés nos sapatos apertados de couro velho.
Com o passar do tempo, Sinhá Vitória vai atormentando a cabeça de Fabiano sobre as contas prestadas do patrão, indignando-o, porém pelo fato de não