zoologia
Típico de artrópodes, como os insetos, e moluscos (exceto cefalópodes) o líquido bombeado pelo coração -hemolinfa- não se encontra sempre dentro de vasos ou órgãos, periodicamente ele abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Vagarosamente, o líquido retorna para o coração pouco musculoso, que novamente o bombeias para os tecidos. A lentidão de transporte de materiais é fator limitante ao tamanho dos animais pois a quantidade de alimento transportado por unidade de tempo é pequena. Além disso, por se tratar de um sistema aberto, a pressão não é grande, suficiente apenas para o sangue alcançar pequenas distâncias.
O sistema de transporte dos insetos inclui corações acessórios, importantes para impulsionar a hemolinfa para as antenas, as asas e para as patas.
Neste sistema, o sangue flui mais lentamente que num sistema circulatório fechado e, portanto, é menos eficiente.
Sistema circulatório fechado
Característico de anelídeos, alguns moluscos ágeis (lulas e polvos) e vertebrados, o sangue nunca abandona os vasos. No lugar das lacunas corporais, existe uma grande rede de vasos de paredes finas, os capilares, pelos quais ocorrem troca de substâncias entre o sangue e os tecidos. Nesse tipo de sistemas, o líquido circulante fica constantemente em movimento, a circulação é rápida. A pressão desenvolvida pela bomba cardíaca é elevada e o sangue pode alcançar grandes distâncias permitindo um maior tamanho dos animais. Esse sistema pode estar organizado de forma a que a circulação seja simples ou dupla. É mais eficiente, pois o sangue flui mais rapidamente, permitindo uma reposição e substituição mais rápida de materiais.
Hemocianina
A hemocianina consiste num pigmento do sangue de muitos moluscos e artrópodes. Quimicamente, é uma proteína que contém cobre e serve para o transporte de oxigénio. Para tanto, uma molécula de oxigénio combina-se com