Zoologia de Invertebrados II
1. Os animais da classe hirudínea São animais hermafroditas,não possuem cerdas e possuem ventosas para sua fixação.
2a. As hirudínea assemelham se aos oligoquetos por:Ausência de parapódios e apêndices na cabeça ;Hermafroditas, com gônadas e órgãos reprodutivos localizados em poucos segmentos;Desenvolvimento direto,com casulo secretado pelo clitelo.
2b. A grande diferença entre os vermes anelídeos e os outros vermes estudados é a organização, do corpo nos primeiros, em segmentos ou anéis, que se repetem no sentido do comprimento do animal.
4. O sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular. É bastante especializado pois existe uma grande variedade de dietas.Presença de estruturas que aumentam a superfície de absorção do intestino:os cecos intestinais e o tissofole.
5. O sistema nervoso é ganglionar. Possui um par de gânglios cerebrais ("cérebro") e um cordão nervoso maciço, duplo, ventral, que se estende por todo o comprimento do corpo, com um gânglio e pares de nervos laterais em cada segmento.
6. A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada.Um exemplo, são as minhocas que embora sejam animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução.Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de uma encostados aos receptáculos sêmen ou seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides.Caso a reprodução seja assexuada, os óvulos e os espermatozoides da própria minhoca são liberados e agregados ao muco liberado pelo clitelo.O indivíduo formado é geneticamente igual ao seu progenitor.
7. Podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem na lama. Nas zonas tropicais existem espécies arbóreas que caem sobre as vítimas. Preferem lagos, lagoas, rios calmos