ZONEAMENTO E MACROZONEAMENTO
O Zoneamento é um instrumento de planejamento urbano e rural que começou a ser difundido no século XX, abrange um sistema legislativo que tem por objetivo regular o uso, ocupação e arrendamento da terra. Em Itapuã, as zonas compostas por casas e condomínios são ocupadas, em boa parte, pela população de baixa renda, embora o bairro esteja situado em uma localização considerada privilegiada. A partir do mapa de tipologia sócio espacial, retirado do livro “Como Anda Salvador?”, é possível analisar as divisões sociais existentes no bairro. Os autores fazem tal análise a partir dos trabalhos que são desempenhados pela população.
Um dos maiores e mais populares bairros de Salvador, Itapuã é composto tanto por áreas residenciais (ocupam a maior parte do bairro), quanto por áreas onde predominam o comércio e o serviço. O comércio de Itapuã é um dos mais tradicionais da capital baiana e atende uma demanda gigantesca de moradores, tanto do próprio bairro quanto os de bairros vizinhos e está entre as localidades com maior concentração de micro e pequenas empresas, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
No macrozoneamento urbano de Itapuã, identificam-se as áreas prioritárias, secundárias e restritas para o incremento da ocupação e do adensamento, onde determinada identificação é realizada a partir das capacidades de suporte das redes de abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica, fornecimento de gás, de transporte coletivo, do sistema viário, das orientações geotécnicas e dos riscos socioambientais. De acordo com o macrozoneamento do município, o sítio em análise está inserido em uma Macroárea de Consolidação Urbana. A partir disso, com a análise da Lei nº 8.167/2012 (LOUS), pode-se concluir que o terreno compreende os seguintes zoneamentos, conforme os critérios estabelecidos no Plano Diretor de 2007:
- Zonas predominantemente residenciais – ZPR4.
- Subcentros municipais – SM10.
-