Zoneamento do parque ibirapuera
2013
|
O Zoneamento feito é baseado na proposta do grupo em aumentar as referências artísticas do parque e adicionar mais cultura ao dia a dia de quem o visita. Com esse pensamento dividimos o parque em quatro tempos da arte, conforme prevalecem as características de cada área e baseando nesses tempos para fazer as partes gráficas do projeto.
Romantismo
“O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Início e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.
Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.
Características gerais:
• a valorização dos sentimentos e da imaginação;
• o nacionalismo;
• a valorização da natureza como princípios da criação artística; e
• os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.”
Nesta área do parque visualizamos maior interesse em praticas mais relaxantes aonde as pessoas vão para fazer Ioga, Tai Chi Chuan, piquenique, vão para tirar fotos e até mesmo apreciar o viveiro que tem nessa parte. Nisso pensamos em uma maior intimidade com a natureza, com os sentimentos e emoções assim escolhendo o Romantismo.
Pop Art
“Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização