Zonação
Praia Arenosa
Introdução
Na região inicial da plataforma continental, em sua parte mais rasa, encontra-se a zona entremarés(denominada comumente de praia), sendo essa faixa compreendida entre a maré alta e baixa. Em um primeiro momento, aparenta ser um ambiente desértico, já que grande parte dos organismos encontram-se no interior do sedimento.
Há diversos fatores ambientais que moldam o ambiente de praias, logo também a comunidade biológica, dentre eles destacam-se o regime de marés,ação das ondas, declividade, temperatura, salinidade, oxigênio e conteúdo orgânico do sedimento.
Maior parte dos animais que vivem na areia raramente saem à superfície, são os chamados infauna.Uma menor parte desses animais permanecem algum tempo na superfície, percorrem pequenas distâncias com frequência(caranguejos e alguns gastrópodos e bivalves), estes pertencentes à epifauna. Também podendo ser separados de acordo com o tamanho: microfauna (em sua maioria Protistas), meiofauna (de tamanho intermediário de 0,0045 mm a 0,05 mm) e macrofauna (visíveis a olho nu).
A macrofauna bêntica em praias em sua distribuição exibe zonação, flutuação e agregações devido as ações das marés e de migração de certas espécies. A associação destes animais ao ambiente resultam principalmente da ação das ondas, concentração de alimento, das variações de penetrabilidade na areia e da ativa ação biológica.A competição e a predação são as interações biológicas mais importantes, pois podem afetar a composição e o funcionamento destas comunidades
A zonação corresponde à distribuição vertical dos organismos e, em praias não é tão clara como nos costões rochosos. Reconhece-se as seguintes zonas: a) Supralitoral, b) Mediolitoral e c)