Zig-Zag Chair
Autor: Gerrit Rietveld
Projeto: 1932-1934
Produção: 1935 a c.1955
Fabricante: Metz & Co., Amsterdam
Tamanho: 75 x 37 x 44,5; altura do assento 42,5 cms
Material: elm manchado de vermelho, parafusos de latão
Como uma variação do modelo de uma cadeira sem pernas traseiras primeiro desenvolvido por Mart Stam, a cadeira de Gerrit Rietveld "Zig-Zag" continua a ser uma das formulações mais radicais no design de mobiliário.
Comparável aos tendões nos membros humanos, a construção das secções laterais arredondadas é, assim, estabilizado. Rietveld abstrai desta forma bastante complicada, mas estruturalmente correta para criar um ziguezague simples.
Na verdade, toda uma série de testes foram necessárias para alcançar uma solução prática.
"Zig-Zag" parece contradizer completamente as nossas ideias de uma peça útil de mobiliário desde suas superfícies “freestanding” parecem serem muito frágeis . No entanto, a cadeira é estabilizada por articulações se encaixam entre o assento e o encosto, reforços com parafusos e porcas, bem como calços de madeira nos cantos.
Rietveld estava muito consciente da discrepância entre a forma simples e a construção relativamente complicada, e disse a si mesmo, não é uma cadeira, mas uma "designer joke“. O objetivo real do projeto era criar uma forma funcional que não desloca o espaço mas permite que ela seja percebida como continuo.
A ideia de produzir mecanicamente uma cadeira contínua, levou Rietveld para suas primeiras experiências com dobras, emendados madeira compensada em 1927.
Em 1932, ele começou a projetar o que mais tarde tornou-se o “zig –Zag” para o fabricante
Amsterdam móveis, Metz & Co., a utilização de madeira compensada ou madeira chips com uma armação de metal foi um fracasso.
No entanto em 1934 ele conseguiu criar uma versão estável, muito confortável, e até mesmo empilhável. Em 1935 foi produzido com diferentes proporções, conexões e tratamentos de