Zenit
AVALIAÇÃO – CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Estudo de Caso – Zênite Distribuidora
Leoverlane da Cunha Miranda
Professor: Kleber Nascimento
Vitória – ES
2013
Através da análise do estudo de caso foi possível perceber que a empresa Zênite Distribuidora mostrou falhas de organização logísticas e operacionais. Mesmo que tenha passado por algumas mudanças, descentralização do sistema e uma gestão baseada numa estrutura funcional, a distribuidora precisa passar por um processo de reestruturação em diversos setores, visto que evoluiu sem ter podido crescer de forma organizada e moderna na área de logística e transporte.
Avaliando o progresso acelerado da empresa percebe-se a ocorrência de uma importante falha ou até mesmo falta de planejamento, em razão de a empresa ainda que, expandindo os negócios e entrando em outras cadeias de fornecimento optou por continuar a atender a qualquer pedido não importando o seu valor. Fica perceptível a real necessidade de rever os pontos fortes da empresa tentando potencializá-los e por sua vez identificar os pontos fracos e imediatamente eliminar custos da empresa, porque cerca de 6000 microempresas representavam 40% do faturamento total e 1320 médias e grandes empresas, representavam os outros 60%. Traduzindo em números o portfólio da empresa trata de mais de 20.000 itens dos quais 3.000 representam 80% do seu faturamento, torna-se notável que deverá haver, com mais frequência, a revisão destes catálogos fazendo assim o direcionamento aos principais e mais lucrativos produtos.
Agora a grande questão é buscar soluções para aperfeiçoar e integrar os processos logísticos e montar uma rede organizacional e estrutural eficiente que possa trazer melhorias futuras.
Para conservar o mesmo sistema de trabalho em lugares distintos, a empresa além de precisar de vários vendedores para atender a