Os efeitos das políticas publicas sobre a melhoria da vida da população
3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses”. Uma breve retrospectiva histórica nos permite chegar à definição de Estado de Bem-Estar Social que é aquele que assume a proteção social de todos os cidadãos, patrocinando ou regulando fortemente sistemas de Saúde, Educação, Habitação, Previdência e Assistência Social; normatizando relações de trabalho e salários; e garantindo a renda, em caso de desemprego (2), indo de encontro a Declaração Universal dos Direitos Humanos e garantida no Brasil, pela Constituição de 1988.
Até chegarmos a Constituição de 1988 o processo econômico do Brasil passou pela industrialização e modernização de apenas algumas categorias de trabalhadores, garantindo em parte, o direito a assistência médica e previdência social, o que contribuiu para as desigualdades sociais, assim como, a exclusão da condição de cidadania de grande parte da população da época. Esta é uma constatação histórica, os longos 300 anos de escravidão