LEVANTAMENTO POR IRRADIAÇÃO
Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográfica, fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc.
Um dos grandes desafios da cartografia é representar a Terra, que tem superfície curva (ela é um geoide), num plano. Isso é impossível de se fazer sem que ocorram deformações. E quanto maior a área representada, mais significativas são essas deformações. Como a topografia trata de áreas pequenas, o limite de atuação dela, o campo topográfico, é aquele em que seja possível desprezar o erro causado pela curvatura da Terra sem que haja prejuízo de precisão do levantamento topográfico.
Os métodos de levantamento topográfico são por: irradiação, interseção, triangulação, ordenadas e caminhamento. O presente relatório tem por finalidade descrever sobre o levantamento por irradiação.
O levantamento por irradiação consiste em escolher um ponto no interior ou fora do terreno a ser levantado e a partir deste determinar os elementos para definir a posição dos pontos topográficos necessários a representação de sua superfície. Geralmente, as operações de campo são realizadas a partir de uma única instalação do instrumento.
A posição escolhida para instalar o instrumento deve permitir a visada de todos os pontos que caracterizam o perímetro e os acidentes naturais e artificiais do terreno.
Procedimentos
Obtenção dos aparelhos
Teodolito - equipamento onde se faz leituras angulares verticais e horizontais com precisão
Mira - régua graduada de 0 a 4 m usada em nivelamento geométrico e que deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para leitura da