Zamac
Histórico do Zamac
O zamac é uma Liga de Zinco composto por quatro componentes metálicos básicos para sua formação (liga): Alumínio (Al), Cobre (Cu), Magnésio (Mg) e Zinco (Zn) SHG 99,999. Possui boa resistência à corrosão, tração, choques e desgastes, e tem uma tonalidade cinza.
Dentre todas as ligas de metais não ferrosos, o zamac é uma das que possuem maior utilização, devido às suas propriedades físicas, mecânicas e à fácil capacidade de revestimento por eletrodeposição (banho de cromo, níquel, cobre e ouro). O seu baixo ponto de fusão (aproximadamente 400°C) permite uma maior durabilidade do molde, permitindo uma maior produção de peças em série fundidas. Seu preço elevado nos últimos tempos tem feito com que o zamac fosse substituído em larga escala pelo alumínio, que, além de ter menor densidade (peças mais leves, menor uso de material), tem atualmente preço bem inferior.
Zamac
As ligas de zamac são usadas para fundição em moldes de areia, em coquilha e sobre tudo para fundição sob pressão. O zamac deve ser produzido com zinco puro 99,9%, alumínio 99,5% e cobre 99,9%.
A presença de alumínio serve para inibir o ataque dos metais ferrosos (o zinco possui forte tendência para atacar o aço), para afinar a granulação e tornar a liga mais resistente, e também para melhorar sua fluidez enquanto fundida. As ligas de zamac são semelhantes nas características gerais, mas cada uma delas é preparada para favorecer uma determinada propriedade. O zamac 3 tem elevada plasticidade, flexibilidade e resistência ao impacto, especialmente próprio para peças complicadas, mantém suas dimensões com o envelhecimento, indicado para peças de precisão. O zamac 5 tem uma resistência à tração mais elevada; é menos propenso ao desgaste, porém é menor sua resistência de flexão ao impacto e constância dimensional. TRATHO METAL QUÍMICA LTDA: Estrada Municipal Eng. Abílio Gondin Pereira, 72 – Galpão 02B - Bairro Taboão – Mogi das Cruzes/SP – CEP
08771-111 / Fone: 2500-3190