Zabala - Construtivismo na sala de aula
ZABALA, Antoni. Os enfoques didáticos. In: COLL, César. MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa et al. Construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996. p.p.153 - 196.
2. Biografia do Autor
Responsável pela maior transformação do sistema de ensino espanhol. Pós-ditadura de Franco, o educador Antoni Zabala tornou-se uma referência internacional na educação. Estudioso e mestre dos diferentes aspectos do desenvolvimento curricular e da formação de professores, Zabala presta consultorias a escolas e ministérios da Educação de diferentes países na América Latina, como Argentina, Peru, Bolívia e México. Nos últimos oito anos, esteve regularmente no Brasil dando palestras e conferências em diferentes instituições de ensino. Catalão, formado em filosofia e ciências da educação pela Universidade de Barcelona, o educador preside atualmente o Instituto de Recursos e Investigação para a Formação (Irif) e é diretor do Campus Virtual da Universidade de Barcelona.
3. Resumo
Ao longo deste século muitas teorias influenciadas pela racionalidade positivista tentaram estabelecer modelos universais de ensino, porém, todas elas deixaram de considerar a complexidade do processo de ensino/aprendizagem. Ao contrário dessas correntes, o construtivismo se coloca não como um método universal de ensino, em vez disso, estabelece critérios para o planejamento, caracterização e avaliação do ensino.
A concepção sobre o que é ensinar e aprender pode se apoiar em diferentes referenciais, por essa razão, existem diversas teorias que defendem diversas formas de intervenção de ensino, porém, todas essas formas podem estar ao mesmo tempo corretas e serem ao mesmo tempo pertinentes de acordo com os referenciais que cada professor utiliza.
Dois professores de uma mesma disciplina, lecionando numa mesma escola para duas classes semelhantes da mesma série o mesmo conteúdo podem optar por uma seqüência de ensino completamente diferente, o que pode dizer qual dessas