yyyyyyy
Esses elétrons livres que são os principais responsáveis pela alta condutividade térmica e elétrica dos metais.
Corrente elétrica nada mais é do que vários elétrons (ou íons, em outros casos) se movendo, formando um fluxo do maior potencial elétrico para o menor (diferença de potencial, tensão, medida em volts), então, quanto maior a liberdade que os elétrons têm para se moverem, melhor condutores será o material.
A condutividade térmica elevada dos metais é causada pelo mesmo fenômeno das nuvens de elétrons. Condutividade térmica em materiais sólidos é causada quando uma molécula ou átomo de grande energia bate no seu vizinho, transferindo parte de sua energia para a vizinha. Temperatura é a energia média dos átomos de um material.
Como os elétrons têm uma liberdade de movimento muito maior que os átomos de um sólido, pertencentes a uma estrutura rígida, é mais fácil pra eles baterem nos vizinhos, transportando a energia mais rapidamente.
A ductilidade é a propriedade física dos materiais de suportar a deformação plástica, sob a ação de cargas, sem se romper ou fraturar. Ela é caracterizada pelo fluxo do material sob ação de uma tensão cisalhante. Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão cisalhante. Ouro cobre e alumínio são metais muito dúcteis. O oposto de dúctil é frágil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformação.
8 - Eletronegatividade (também denominada de caráter ametálico) é uma propriedade periódica que mede a tendência relativa de um átomo ou molécula em atrair elétrons, quando combinado em uma ligação covalente. Com sentido oposto à eletronegatividade, usa-se o termo eletropositividade. Os valores da eletronegatividade são determinados quando os átomos estão combinados. Por isso, os gases nobres, que em condições normais são inertes, não apresentam valor de eletronegatividade.
Os