Yves Saint Laurent
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, o famoso estilista francês, foi um dos nomes mais significativos da alta-costura de século XX. Este nasceu a 1 de Agosto de 1936 em Oran, Argélia, que na época era de domínio francês; filho de Charles, presidente de uma companhia de seguros, e Lucienne Saint Laurent; tinha também duas irmãs mais novas, Michelle e Brigette, a quem ele fez vários vestidos quando novo.
Aos 17 anos, ele se moveu para Paris, quando se dava o início da Guerra de Independência da Argélia (1953) e o final da Guerra da Coreia (1950-1953), onde a Franca participava como apoiante do Sul republicano, onde se iniciou os seus estudos, ganhando mais atenção para os seus designs. Aos 18 anos foi apresentado ao designer Chistian Dior por parte do editor da Vogue Francesa, que mostrava grande interesse no design do vestido trapézio, vencedor do primeiro lugar no International Wool Secretariat Contest, em 1954.
Com a morte de Christian Dior em 1957, Saint Laurent subiu de assistente para designer de alta costura e assumiu o controle criativo da empresa, salvando o negócio da ruína financeira, criando diversos sucessos na indústria da moda como o vestido trapézio, um vestido em forma de trapézio criado para a sua primeira coleção solo, em março de 1958, e a saia evasê, criada também em 1958.
Em 1960, este foi convocado para o exercito francês, durante a Guerra de Independência de Argélia, onde serviu por apenas 20 dias, pois foi transferido para um hospital mental francês, devido a um esgotamento nervoso causado por maus tratos e ridicularizações por parte de seus colegas soldados.
Após ter sido submetido a tratamentos psiquiátricos, incluindo terapia por eletrochoques, Saint Laurent foi dispensado da Dior, em 1962, e começou a trabalhar na sua própria marca, financiada por seu companheiro, Pierre Bergé, um homem de negócios, de esquerda e de sucesso. Porém o casal se separaria em 1976, mantendo-se apenas parceiros de negócios. O seu primeiro